Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57325

Compartilhe esta página

Título: Análise do conteúdo de DNA mitocondrial (MTDNA) e sua associação com resposta a fármacos em células de leucemia mieloide aguda
Autor(es): AGUIAR, Amanda Moreira Gonçalves de
Palavras-chave: LMA; mtDNA; Tratamento; Glicólise; Fosforilação oxidativa
Data do documento: 2-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AGUIAR, Amanda Moreira Gonçalves de. Análise de conteúdo de DNA mitocondrial (MTDNA) e sua associação com resposta a fármacos em células de leucemia mieloide. 2024. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Considerando que o metabolismo celular pode variar entre os diferentes tipos de leucemia mieloide aguda (LMA), o conteúdo do DNA mitocondrial (mtDNAc) pode representar uma ótima ferramenta para avaliar o perfil metabólico (glicolítico ou fosforilativo) de uma célula leucêmica. Com isso, inicialmente, avaliamos in vitro o impacto das variações fisiológicas do mtDNAc em 43 amostras de células mononucleares de pacientes com LMA frente ao tratamento com citarabina (100nM) por 48h. Após 48h de incubação, observamos como resultado uma correlação inversa entre mtDNAc e taxa de apoptose (Coeficiente de Pearson: -0,75, IC95%: -0,85 a - 0,58), identificando maior resistência à citarabina em células com alto conteúdo de mtDNA. Na sequência, depletamos o mtDNAc de 11 dessas 43 amostras com alto mtDNAc por meio de RNA de interferência e comparamos de forma pareada a taxa de apoptose induzida por citarabina. Após 48h de cultura, blastos leucêmicos submetidos a depleção do mtDNAc se tornaram mais sensíveis a ação da citarabina (P<0,001). Finalmente, avaliamos o efeito desta depleção em linhagens celulares leucêmicas de metabolismos conhecidos (MV4-11, com metabolismo preferencialmente fosforilativo; OCI-AML3, com metabolismo preferencialmente glicolítico) frente a fármacos usados na prática clínica (citarabina e venetoclax) e de fármacos metabólicos reposicionados (metformina e metotrexato). Após depleção do mtDNAc, houve um aumento da apoptose na linhagem OCI-AML3 quando desafiada com altas doses de venetoclax e metformina, enquanto que a linhagem MV4-11 se tornou mais sensível ao tratamento com todas as drogas. Logo, conclui-se que depleção do mtDNAc demonstrou uma relação direta com uma resposta aprimorada a subgrupos específicos de fármacos usados no tratamento da LMA, especialmente para linhagens com metabolismo preferencialmente fosforilativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57325
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Genética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Amanda Moreira Gonçalves de Aguiar.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons